Desafio ao Galo

Cabine da TV Record durante transmissão do Desafio ao Galo. (foto: Arquivo / Terceiro Tempo)

Cabine da TV Record durante transmissão do Desafio ao Galo. (foto: Arquivo / Terceiro Tempo)

O Desafio ao Galo foi uma das atrações mais famosas da história do jornalismo esportivo. A Rede Record de Televisão fazia a alegria do público com as transmissões de jogos de futebol de várzea nas manhãs de domingo.

Ali, velhos craques ainda mostravam sua técnica exibindo sua fama para milhares de torcedores que os viam pela tevê e que também lotavam o estádio do CMTC Clube, na Avenida Cruzeiro do Sul, zona norte de São Paulo.

Participavam equipes de clubes de futebol amador e também de empresas, algumas quase imbatíveis, como a do Parque da Mooca, do Centro da Corôa Futebol Clube e da SDR.

E o Desafio ao Galo, além de dar oportunidade a jovens craques que sonhavam com times profissionais, revelou também profissionais do microfone.

Faustão e Tiago Leifert iniciaram a carreira

Tiago Leifert foi repórter no Desafio ao Galo.

Tiago Leifert foi repórter no Desafio ao Galo.

Fausto Silva, o Faustão, foi narrador do Desafio ao Galo, sabiam? Tiago Leifert começou sua carreira no jornalismo como repórter do “Desafio ao Galo”, em 1996, bem antes de se tornar o famoso apresentador do Globo Esporte.

Sempre com Samuel Ferro como repórter, o saudoso espetáculo das manhãs de sábados e domingos teve também Raul Tabajara, Joseval Peixoto e Estevam Sangirardi como narradores, entre outros.

Martinica do Campo Limpo

E foi no ano de 1974, que o GR Martinica, time de várzea do Campo Limpo, zona sul, ganhou o direito de enfrentar o Vila Maria FC. O novo Galo vinha de uma façanha colossal. Vencera por 2 a 0 o Parque da Mooca, pondo fim a um  reinado que durara 26 rodadas.

Torcida do Martinica de Campo Limpo no Desafio ao Galo (foto: Reprodução)

Torcida do Martinica de Campo Limpo no Desafio ao Galo (foto: Reprodução)

A comitiva liderada pelo presidente Moacir Bondezzan, Clodoaldo, e o secretário Carlos, tomou rumo ao Alto do Pari levando quatro ônibus repletos de torcedores. Já consagrado na zona sul, o Leão do Barranco,tendo como técnico o saudoso Lucindo, o Pelezinho, mandou a campo a seguinte equipe.

Abaixo, um vídeo histórico de uma partida do Desafio ao Galo na década de 80, o torneio de futebol varzeano disputado no campo do CMTC Clube, na Avenida Cruzeiro do Sul, zona norte de São Paulo. Joseval Peixoto era o narrador da partida entre Estrela do Sul e Associação dos Moradores do Bairro Sítio Novo, de Rio Pardo. As reportagens eram de Samuel Ferro. Tony Lourenço estava na cabine, comentando o jogo.

Fonte: Terceiro Tempo / Milton Neves

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM