Turma do Baffô do Jardim Clímax

Escudo do Turma do Baffô

Escudo do Turma do Baffô

GRÊMIO RECREATIVO TURMA DO BAFFÔ DO JARDIM CLÍMAX

Fundação: 13 de abril de 1996
Uniforme: Camisas com listras verticais em azul, preto com detalhes em branco; calção azul marinho e meiões azul claro.

História

O Grêmio Recreativo Turma do Baffô é um time de várzea da Zona Sul de São Paulo. O time representa o bairro Jardim Clímax, nas proximidades do Zoológico de São Paulo.

O VárzeaPédia esteve com Claudinei Rosa, mais conhecido como Cláudio do Baffô, um dos fundadores do time durante uma entrevista concedida à produtora Na Rede Produções. Cláudio contou que o amor pelo futebol motivou a criação do time de várzea. “Nasci numa cidade chamada Joaquim Távora, no norte do Paraná. Cheguei em São Paulo com meus pais e éramos em oito irmãos. Não tínhamos nada. meu pai que sempre jogava bola me fez gostar de futebol”, contou Cláudio.

Vídeo: assista à entrevista de Cláudio, presidente do Turma do Baffô

Na década de 1990, Cláudio acompanhou a criação dos times Ponte Preta e Liverpool, que não deram certo. “Foram três jogos da Ponte Preta e o time acabou”. Foi então que nasceria, de vez, o Turma do Baffô!

Cláudio, presidente do Turma do Baffô (foto: Diego Viñas/Na Rede Produções)

Cláudio, presidente do Turma do Baffô (foto: Diego Viñas/Na Rede Produções)

Origem do nome

Ao contrário do que muitos pensam, Baffô não tem a ver com bater figurinha. nem a pronúncia é a mesma. Bafozinho era uma gíria inventada pela turma do Cláudio que significava uma reunião, uma bagunça. “Quando a gente chegava numa festinha, todos falavam “olha a turma do bafô'”, lembrou.

Foi assim que Cláudio, Catatal, Betão, Joãozinho, Zezinho, Luis e o finado Sena fundaram o time. Antes, alguns nomes surgiram como Elite, Arsenal, Unidos. Seria Bafô, mas faltava algo. “Eu fui e criei Grêmio Recreativo Turma do Baffô”, disse Cláudio.

No Pacaembu, Turma do Baffô conquista vice da Copa Kaiser em 2012 (foto: UOL/Esportes)

No Pacaembu, Turma do Baffô conquista vice da Copa Kaiser em 2012 (foto: UOL/Esportes)

Copa Kaiser: duas bolas na trave

O Turma do Baffô conquistou respeito na várzea ao longo de sua história. Um dos momentos mais especiais aconteceu em 2011, quando o time disputou a final da cobiçada Copa Kaiser, ficando com o vice-campeonato. O titulo ficou com Classe A da Barra Funda.

No ano seguinte, a bola bateu na trave mais uma vez e o time ficou com o vice, ao ser derrotado pelo poderoso Ajax da Vila Rica, da Zona Leste. A final acontece no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e ficou para a história com 25 mil torcedores.

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM