Ferrazense de Ferraz de Vasconcelos

Escudo do Ferrazense de Ferraz de Vasconcelos

Escudo do Ferrazense de Ferraz de Vasconcelos

ASSOCIAÇÃO FERRAZENSE DE ESPORTE

Fundação: 4 de março de 1965
Endereço: Rua 9 de Julho, 388, Centro, Ferraz de Vasconcelos
Uniforme: Camisa amarela; calções e meias pretas.
Campo: Complexo Poliesportivo “Birutão”, da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos

História

A Associação Ferrazense de Esporte iniciou sua história na várzea de São Paulo como sucessora do famoso Sindicato Futebol Clube de Ferraz, que teve origem em 01 de outubro de 1962. Porém, o marco da fundação da Ferrazense se deu no quarto dia de março do ano de 1965.

“A Federação Paulista de Futebol não aceitou registrar um time com o nome Sindicato, então, foi mudado para Ferrazense, pois a equipe tinha a intenção de homenagear nossa cidade, Ferraz de Vasconcelos”, explica Clemente Belarmino, secretário geral do clube.
O novo clube, porém, manteve as tradições do seu antecessor, conservando as cores bordô e branco no seu símbolo, bandeira e fardamentos.
Entre seus fundadores estão: Geraldo Aires do Nascimento, Antônio Ferreira, Gabriel Clemente Pires, Benedito dos Santos, Idelmidio Clemente Pires, Antônio Pintan, Aristófanes Amâncio da Silva, Vitalino dos Santos, Munir Abraão e Durval Leite Guimarães.
Em 35 anos de atividades, a agremiação teve os seguintes presidentes: Geraldo Nascimento, de 65 à 67; João Ferreira Mota, de 67 à 69; Munir Abraão, de 70 à 80 e Nicola Sposito, de 80 até os dias atuais.

Equipe do Ferrazense de Ferraz de Vasconcelos (foto: Reprodução / Simmm)

Equipe do Ferrazense de Ferraz de Vasconcelos (foto: Reprodução / Simmm)

Clube

Atualmente o time joga no complexo Poliesportivo “Birutão”, da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, onde tem prioridade no uso do campo. Sua sede, alugada, fica na Rua 9 de Julho, 388.

A preocupação com as categorias de base faz parte dos planos da diretoria. “Queremos montar bons times, desde o fraldinha até o juvenil”, diz Belarmino. Seus atletas estão dispostos nas seguintes categorias: base, principal e máster, essa última dividida em quarentão e cinquentão.

A diretoria da Ferrazense é composta por: Nicola Sposito – presidente; Benedito Oliveira da Cruz – vice; Clemente Belarmino – secretário geral; Givan Salviano – diretor de esportes; Milton Dias – tesoureiro e Francisco de Assis – técnico. No Conselho Fiscal do clube estão: Mário Molero Pires, Osmar Aparecido e Jorge Tadeu.

Personalidades

“As figuras mais importantes da história do clube, sem dúvida, são: Geraldo Nascimento, por ter sido o primeiro presidente da Ferrazense, Munir Abraão, pelo tempo que permaneceu na direção da equipe, e os atletas Nego e Maurinho, que além de fundadores, foram jogadores que se destacaram no time e tornaram-se profissionais”, homenageia Belarmino.

No entanto, outras personalidades também merecem destaque. O atual presidente, Nicola Sposito, é uma delas. “Era diretor do Monte Cristo de Suzano quando o Sr. Munir Abraão me convidou para ser técnico da Ferrazense. Depois, fui para a presidência, onde permaneço há 20 anos”.

“O Sr. Nicola é quem comanda tudo e ajuda a bancar o time. Na verdade, toda a diretoria colabora com o que pode”, diz Clemente Belarmino, secretário da Ferrazense e assessor técnico de direção da Secretaria Municipal de Esportes de Ferraz.

Belarmino, que está na equipe praticamente desde a sua fundação, tinha apenas 15 anos quando o então presidente, Munir Abraão, o convidou para ser técnico do 2º quadro da Ferrazense.

“Minha maior alegria são os vários craques que revelei para o futebol profissional. Entre eles: Nelsinho, que brilhou no São Paulo, Flamengo, Corinthians, Kashima do Japão e Seleção Brasileira; Marcos Paulo, que atuou no Santos, América de Minas, Internacional de Porto Alegre e América do Rio; Sérgio Morales que joga no futebol árabe e muitos outros”.

Apesar do pouco tempo no clube, apenas quatro meses, o vice-presidente Benedito Oliveira da Cruz, merece ser lembrado.

“Tinha um time, chamado Águia 1 Futebol Clube, que encerrou suas atividades por falta de condição financeira. Então, o Sr. Nicola me convidou para fazer parte da diretoria da Ferrazense”, explica. “Aceitei, pois este é um time de tradição na cidade de Ferraz”.
Benedito é o responsável por toda a documentação da equipe, aquisição de material esportivo, representação junto aos órgãos esportivos, além de ter trazido para a Ferrazense um importante patrocinador.

Principais conquistas

“Sempre disputamos tudo, desde amistosos, festivais e torneios, até campeonatos de grande repercussão. No final dos anos 60, jogávamos os campeonatos promovidos pelo Diário Popular e, em 1968, ficamos em quarto lugar no Amador do Estado”, diz Clemente Belarmino.

“Nossas principais conquistas ocorreram nas décadas de 70 e 80, quando a Ferrazense sagrou-se campeã da Copa Quatro Cidades, em 1975, vencendo o Bandeirantes de Itaquaquecetuba por 3 a 1. Logo depois, em 1978, foi Campeã dos Campeões em Itaqua, vencendo, nos pênaltis, o São Paulo por 5 a 4. E ainda, Tricampeã da Copa Ferraz em 78/79 e 80”, orgulha-se.

As glórias da equipe não terminam por aí. O time alcançou o bicampeonato da Taça Cidade de Ferraz nos anos de 1981 e 1982. Em 1983, foi campeã da 1ª Divisão da Liga de Ferraz, e em 1985, campeã da Copa Poá.

Os anos 90 também presentearam o time de Ferraz com boas lembranças. A conquista da Copa Sul Americana, em Santa Isabel, em 1996, é um grande exemplo. Em 1997, campeã da Copa Voyage, em Biritiba Mirim. Nos dois anos seguintes, levou para casa o título de campeã e bicampeã da Copa Ferrazense.

“No ano passado, nossa equipe cinqüentona de máster foi campeã da Copa de Suzano e nesse ano nossas crianças do dente-de-leite disputaram o campeonato Criança Esperança, produzido pela Rede Globo, e ficaram em 4º lugar”, lembra Belarmino.

Vale frisar que a Ferrazense ficou entre os cabeças-de-chave, com a 37ª colocação, na V Copa Kaiser/Seme/2000″.

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM