1º de Maio do Tatuapé

Escudo do 1º de Maio do Tatuapé

Escudo do 1º de Maio do Tatuapé

1º DE MAIO FUTEBOL CLUBE

Fundação: 7 de setembro de 1938
Endereço: Jardim Anália Franco
Uniforme: Camisa branca com detalhes em azul e vermelho, calções azuis e meias vermelhas
Campo:

História

Seus olhos não conseguiam esconder a emoção daquele momento. Todos o aplaudiam, o saudavam, faziam-no relembrar o início de tudo. Era um grupo de amigos: Acasio Resureição, Julio Alfredo Manuel, José Corradi, Antônio Galha, Bube, Antonio Carlos Casador, Francisco Pereira Lopes, Armando Pasquarelle, Antônio, João Belink, e ele, dispostos a fundar um clube de malhas.

Porém, frente às dificuldades da época (existiam poucos na região), resolveram fundar um clube de futebol, que era a grande paixão de todos. Faltava escolher o nome. Pensaram em 7 de Setembro, mas já havia um homônimo na Água Rasa. Depois de muitas sugestões, discussões e idéias, decidiram por 1º de Maio FC, em homenagem ao Dia do Trabalho. Deram a ele as cores azul e vermelho, também símbolos dos trabalhadores.

Elenco do 1º de Maio de Tatuapé de 1962 (foto: Arquivo/1º de Maio)

Elenco do 1º de Maio de Tatuapé de 1962 (foto: Arquivo/1º de Maio)

Aquele dia sete de setembro de 1938 passou como um filminho na cabeça do Sr. Augusto Loureiro. Conseguia recordar-se de todas as passagens, de todo o trabalho e de toda a alegria que tiveram quando viram seus sonhos concretizados: O 1º de Maio FC tornara-se uma realidade.

Agora, sessenta anos mais tarde, ele participava da sua festa de aniversário. Era o convidado de honra. Seus antigos amigos já não estavam presentes para compartilhar com ele essa felicidade.

Hoje, o Sr. Augusto também já não está entre nós, mas a emoção e o orgulho que ele carregava no peito, é o seu legado a todos os que amam o 1º de Maio FC. Seus olhos não brilham mais, mas guardaram a lembrança daquela comemoração.

O Clube

Foram muitos anos de suor e trabalho até conseguirem sua sede própria. Lutaram bastante, batalharam cada tijolo. Anteriormente, já tinham se instalado em uns três ou quatro locais. Mas queriam algo definitivo, só deles. E conseguiram. Suas raízes estão, definitivamente, fincadas no bairro.

Hoje, situado num dos locais mais valorizados de São Paulo, o Jardim Anália Franco, na Zona Leste de São Paulo, o 1º de Maio FC pode orgulhar-se de sua infra-estrutura. Possui um ginásio de mil m², além de quadra poli-esportiva, salão de jogos, quadra de bocha, secretaria, sala de reuniões e lanchonete.

Para os primarenses, a sede do clube é sinônimo de segundo lar: “aconchegante e íntimo como a nossa própria casa, acolhedor e fraterno como casa de mãe”, dizem os seus sócios. Nela, o clube comemora, todo ano, seu aniversário com inesquecíveis festas que reúnem antigos e novos diretores e jogadores, além de seus associados. Na sede são promovidos, também, inúmeros eventos (churrascadas, jantares dançantes, bingos), tudo em clima de muita amizade e companheirismo.

“Na nossa festa de sessenta anos homenageamos o Sr. Augusto Loureiro, único fundador vivo na época. Demos a ele uma placa de prata. Ele se emocionou e emocionou a todos os presentes. Foi uma choradeira só”, conta Nelson Madureira, ex-presidente do 1º de Maio e atual membro da comissão esportiva do clube.

O 1º de Maio é estritamente familiar. Pai, mãe, filhos, avós, todos vivem o dia-a-dia do clube, exaltando suas glórias e enaltecendo suas memórias. A união, o afeto, o carinho, a dedicação, os laços e o orgulho pelo time são transmitidos de pai para filho. O 1º de Maio é como uma herança, cultivada e idolatrada até o último dia de vida.

Figuras importantes

O 1º de Maio FC, antes de mais nada, é frequentado por apaixonados. Pessoas que cresceram junto com ele, e por isso o valorizam como um diamante raro, orgulham-se da sua trajetória e o defendem e amam como a um filho.

Este espaço será usado justamente para isso, ou seja, prestar uma justa homenagem a todos aqueles que fizeram ou fazem parte da história do clube.

São eles: Antônio A. Almeida, Cláudio Sarmento, Nelson F. Madureira, Alcides Galha, Rubens Rodrigues, Antônio J. Sarmento, Basílio Reis, Luís A.R. Famas, Filomeno dos Santos, Júlio Nogueira, João A.A.Netto, Mário Galha, Joaquim da Silva, Júlio A.M. Filho, Francisco P. Madureira.

A atual diretoria do 1º de Maio é composta por: presidente-Fernando Silva Oliveira; vice-presidente-Nelson Marconi; tesoureiro-Marcos Dias; diretor de esportes-Guillermo Mascaro Viver; secretária geral- Luciana Meneghisso; diretor social- Francisco Edson de Brito; presidente do conselho- Rogério dos Santos; presidente do conselho fiscal- Ademar Luciano Lopes.

Principais títulos e resultados

Sala de troféus do 1º de Maio, dentro do clube, no Tatuapé, Zona Leste de SP. (foto: Arquivo/1º de Maio)

Sala de troféus do 1º de Maio, dentro do clube, no Tatuapé, Zona Leste de SP. (foto: Arquivo/1º de Maio)

Em 1945- Aconteceu sua primeira grande conquista, portanto, sete anos após sua fundação. Derrotando o C.A. Carrão por 2×1, sagraram-se campeões, invictos, do Torneio Varzeano, da subdivisão Princesa Isabel, pela Federação Paulista de Futebol.

Em 1957- Uma derrota para o Sampaio Moreira deu-lhes o segundo lugar do mesmo Torneio Varzeano.

Em 1961- A estrela voltou a brilhar para o 1º de Maio. O empate de 1×1 contra o Flamengo do Carrão conferiu à equipe o título de campeã do Torneio da Zona Leste, promovido pela FPF.

Em 1969- Nova vitória. Foram Campeões da Copa Poá, nas categorias aspirante e principal, jogando contra a Portuguesinha local. Os aspirantes empataram o jogo em 1×1 (gol de Pitu para o 1º de Maio) vencendo a partida nos pênaltis. A equipe principal fechou o placar em 2×1 (gols de Bertinho e Lingüiça, técnico Manequinho).

Em 1978- Na Copa Benfica, perderam para o Correntes Regina de 1×0, ficando assim com o vice-campeonato.

Em 1992- Participaram do Desafio ao Galo. Deixaram, porém, a vitória escapar nos pênaltis, para a Seleção do Rotary Club.

Desde 1995- A equipe principal participa das Copas da Cidade, sempre conseguindo ótimas posições. No ano passado, ficaram em 13º lugar de 160 participantes que disputavam a V Copa da Cidade.

Em 1998- O time aspirante do 1º de Maio foi campeão da Copa Guarulhos, sob o comando de Guillermo Mascaro Viver.

Referências:
Site do SIMMM

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM