Ajax da Vila Rica

Escudo do Ajax da Vila Rica

Escudo do Ajax da Vila Rica

AJAX FUTEBOL CLUBE

Fundação: 10 de novembro de 1973
Endereço: Vila Rica, Zona Leste
Uniforme: Camisa amarela, calção e meias pretas
Campo:

História

O Ajax Futebol Clube é um time de várzea que fica no bairro de Vila Rica, Zona Leste de São Paulo. Conhecido como Lobão da várzea, o time tem fama de ter uma das maiores torcidas do futebol amador. A mais recente conquista do time foi a tão cobiçada Copa Kaiser, em 2012, ao vencer o Turma do Baffô, do Jardim Clímax, Zona Sul, por 2 a 1. O duelo histórico aconteceu no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Zona Oeste da capital paulista.

Sobre a origem do Ajax, tudo começou em 1973, na Vila Rica, quando um grupo de jovens estudantes do colégio Professora Irene Ravache e alguns membros da família dos “Bicudões”, resolveram fundar um time de futebol.

Em comum entre eles, a admiração pela famosa Laranja Mecânica e o fascínio pelo Amsterdamsche Football Club Ajax, mais conhecido por nós como Ajax da Holanda que, um ano antes, fora Campeão Mundial Interclubes vencendo o Independiente da Argentina por 3 a 0.

Idealizado por João Guarda, Miguel Xarelli, Paulo Yamada, Cícero Domingos, Paulo Vicente, Mauro Domingos, Renato Félix, Yoschio Yamada e Rubens Quintino, nascia o Ajax Futebol Clube da Vila Rica, na Zona Leste de São Paulo.

“Na época da sua fundação, a maioria dos jogadores do time era oriental”, observa Mauro Domingos da Silva, o Garrafão.

Carinhosamente batizado pela sua torcida como “O Lobão da Vila”, e carregando as cores amarelo e preto, o clube coleciona os mais importantes títulos do futebol varzeano, dentre eles, o de Campeão Amador do Estado, no ano de 1992.

“A gente entra em campo pra ganhar, por que se não fosse à gente nem jogava.” Diz Fuscão que faz parte da direção do time.

Além de sua magnífica torcida, o Ajax conta também com a participação de sua fiel bateria, que está presente em todos os jogos animando e dando força para os jogadores darem um show de bola.

O jogo dessa semana foi contra o Meninos da Vila (Jd. Elba), o jogo foi muito empolgante, de inicio o Ajax começou perdendo de 1 a 0, mas depois conseguiram virar o jogo para a alegria dos torcedores e da diretoria, o jogo fechou em 2 a 1 para o Ajax.

Jogadores do Ajax fazem reza antes do jogo pela Copa Boleiros da Várzea Bozzano, em novembro de 2015 (Diego Viñas / VárzeaPédia)

Jogadores do Ajax fazem reza antes do jogo pela Copa Boleiros da Várzea Bozzano, em novembro de 2015 (Diego Viñas / VárzeaPédia)

E pra finalizar, gostaria de convidá-los a conhecer o trabalho desse time de várzea que é simplesmente incrível. A união e participação da comunidade, o respeito e dedicação de todos os responsáveis em colocar o Ajax em campo, o bar cede e suas festas, a torcida, a bateria, o campo, a Vila Rica, todos juntos foram um maravilhoso trabalho, vale a pena conferir.

“O Ajax é um time humilde da Zona Leste que depende da sua diretoria e da sua torcida para sobreviver”, define Garrafão. “Temos pouca ajuda dos comerciantes do bairro”.

É no Bar do Ajax, que todos os domingos, o “povão do preto e amarelo” se encontra para participar de festivais e torneios, ou apenas para tomar uma cervejinha com os amigos.

“No clube, cada um tem a sua tarefa bem definida. Por exemplo, o Nito e o Vai-Vai, cuidam da nossa famosa bateria e do samba. O Paulinho e o Neno, são os encarregados do material esportivo. O Magrão e a Cleusa organizam a torcida, e eu fico com as demais tarefas”, explica Garrafão.

O Ajax que conta com seu time principal, 1º e 2º quadros, e veterano para representá-lo em disputas oficiais e nos amistosos, pretende desenvolver, agora, suas categorias de base.

“Queremos montar uma escolinha de futebol para formar nossas próximas gerações de jogadores, e também, para ajudar a garotada do bairro, que é muito carente”, sonha o presidente José Henrique Feitosa.

Ao lado de Feitosa, compõe a diretoria: Renato Francisco Félix – Vice; Maurício – 1º Secretário; José Nunes – 2º Secretário; Cícero Pedro- Diretor esportivo; Ivo Campos – Diretor social; Mauro Domingos da Silva – 1º Tesoureiro e Geraldo Talarico do Amaral – 2º Secretário.

Atacante Thiaguinho exibe taça conquista durante um festival na Zona Leste (Diego Viñas / VárzeaPédia)

Atacante Thiaguinho exibe taça durante um festival na Zona Leste (Diego Viñas / VárzeaPédia)

Principais títulos e resultados

O Ajax F.C conseguiu sua primeira conquista importante apenas cinco anos após a sua fundação. No ano de 1978, sagrou-se Campeão Regional do Bairro.

Em 1979, derrotou o time do Misto por 2 a 0 e consolidou-se Campeão do Tatuapé. Repetiu o feito em 1981, fechando o placar da final assim: Ajax 2 x 1 Sampaio Moreira.

Desde então, com muita garra, força e união, foi conquistando diversos e respeitáveis títulos, como o tricampeonato da Vila Rica, nos anos de 1980, 1981 e 1982, vencendo respectivamente, o Beira Rio por 1 a 0, o Vila Rica por 2 a 1 e novamente o Vila Rica por 4 a 1.

As vitórias não param por aí, e a torcida do preto e amarelo tem muito para comemorar. Em 1983, o time venceu a equipe do Nações Unidas por 2 a 1, com gols de Catinga e Vinho, e levou para Vila Rica a taça de Campeão de Perus.

Na disputada Taça Vitor Sapienza, o Ajax também deixou sua marca. Em 1989, marcou 1 a 0 em cima do Corintinha do Aricanduva e ficou com o primeiro lugar da Zona Leste. No mesmo ano, ainda faturou o Torneio Coringão do Aricanduva, derrotando a forte equipe do Noroeste nos pênaltis, por 5 a 4.

Em 1992, foi campeão da Copa Vigor, batendo o Flamengo da Vila Maria por 3 a 0. Através das suas brilhantes atuações dentro de campo, o Ajax participou do Desafio ao Galo nos anos de 1984, 1990, 1991 e 1992. Em 1992, participou também do Super Galo, classificando-se para a segunda fase.

As conquistas de 1992 foram além. Mais de 3.500 torcedores lotaram o Estádio do Juventus, na Rua Javari, para assistir à final do campeonato Varzeano. O título ficou com o Ajax, da Vila Rica, com uma difícil vitória por 2 a 0 diante do Peri Novo, da Vila Nova Cachoeirinha.

A vitória foi construída com um gol em cada tempo. Aos 16 minutos, Reginaldo, encobrindo o goleiro Márcio, fez um a zero e abriu o caminho para o primeiro título do Ajax. O segundo gol saiu na fase final, aos 29 minutos, marcado por Ataide. Ao campeão foi entregue o Troféu Albano Figueiredo.

O Ajax, então dirigido pelo técnico Cocada, atuou com Dutota; Edvaldo, Claudinho, Malila e Português; Reginaldo, Zica e Aguinaldo; Marquinhos (Dinho), Catinga e Ataíde. Reservas: Arlindo, Robson, Claudionor e Luiz Carlos.

O Peri Novo, dirigido por Carlão, jogou com Márcio; Jamil, Roberto, Roni e Quinhonez (Drogrivaldo); Satia (João Bala), Gilmar e Haroldo; Nilton, Pedro e Josimar (Boy). Reservas: Branco, Josimar e Pedrinho.

Apitou essa decisão o árbitro José Ronaldo da Luz, sendo seus auxiliares Alberto de Carvalho e Almir Florido. Para que a Federação Paulista de Futebol realizasse o Campeonato Amador foi formada uma comissão, composta pelos dirigentes Albano e Antonio Figueiredo, Adriano Pinho de Azevedo e Luiz Yauca, com supervisão geral do saudoso João Atalla.

Em 1993, o Ajax desbancou o Barrancão Pirituba, marcando 2 a 1, gols de Claudinho e Catinga, e tornou-se campeão do Torneio Kaiser Jolitem. Em 1994, novas vitórias. Dessa vez, a equipe faturou a Copa Botafogo de Guaianases e o Torneio Kaiser Mella Pé.

O time enlouqueceu sua fiel torcida, com o vice-campeonato do Torneio Super Galo. Vila Rica fez a festa também, com o Ajax terceiro colocado da V Copa da Cidade. Um gol de Carlinhos, no primeiro tempo, garantiu ao Ajax o honroso 3° lugar, dobrando o então campeão Cruz Credo, da Vila Formosa. O jogador do Ajax, Reginaldo, recebe o troféu Cavalinho, como o melhorem campo no Super Galo de 1994.

A Conquista da Kaiser 2012

A final da 15ª Copa kaiser (Série A) foi realizada em um domingo, no dia 13 de novembro de 2012, pela primeira vez na competição, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O local fica na Praça Charles Miller, s/nº.

As duas equipes finalistas foram o Ajax da Vila Rica, da Zona Leste, e o Grêmio Recreativo Turma do Baffô, que chegava à sua segunda final consecutiva.

Referências
Blog no Ajax
Site do SIMMM
Diego Viñas

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM