Botafogo de Guaianases

Escudo do Botafogo do Guaianases

Escudo do Botafogo do Guaianases

GRÊMIO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE DE GUAIANASES

Fundação: 5 de abril de 1955
Uniforme: Camisa com listras verticais em preto e branco; calção e meiões pretos.
Sede: Rua Professor Alexandre Monat, 166, Guaianases, Zona Leste de São Paulo
Campo: Avenida José Pinheiro Borges, s/nº (Final da Avenida Radial Leste).

História

O Botafogo de Guaianases é uma das mais tradicionais equipes de futebol de várzea de São Paulo. Inspirado no Botafogo do Rio de Janeiro, o time foi fundado em 5 de abril de 1955.

Fundado por uma família de cariocas que se mudou para São Paulo, mais precisamente, por Admardo Armond, que selecionava os garotos acompanhados de seus pais. Eles iam jogar em campos adversários. Os jogadores que formaram o primeiro time do Botafogo foram: Cláudio Bichara, Ely, Orlando, Paulo Armond, Moacir (Bimba), Ubiracir, Jurandir, Dão, Chupão, Fernando, Mingo, Armando Armond, Nestor (Tuni).

Raridade: uma das primeiras fotos do elenco do Botafogo de Guaianases na década de 1950 (foto: Arquivo|Botafogo)

Raridade: uma das primeiras fotos do elenco do Botafogo de Guaianases na década de 1950 (foto: Arquivo|Botafogo)

Sua diretoria era composta por: Admardo Armond – presidente, Antônio Carlos Armond – diretor esportivo, Admardo Armond Júnior – secretário, Domingos Fernandes – tesoureiro. Nessa época ninguém falava em nepotismo e os Armond davam carta e jogavam de mão.

Hoje, 60 anos depois, o Botafogo é um novo clube. O amor à camisa continua inabalável. A estrela solitária continua resplandecendo. Dinheiro, não há muito, mas, eles já contam com alguns patrocinadores, coisa rara no futebol varzeano.

Campeão da Copa Kaiser 1997

No entanto, o que mais mudou foram suas ambições. O alvinegro de Guaianases leva a sério todos os campeonatos dos quais participa. Luta, briga, com garra e determinação, pela vitória. E vêem conseguindo! No decorrer desses anos, acumularam importantes títulos, dentre eles, o de Bi-Campeão Varzeano de São Paulo, pela Federação Paulista de Futebol, além da conquista da Copa Kaiser, no dia 30 de novembro de 1997,

Jogadores, diretores e torcedores do Botafogo se reúnem depois do título da Copa Kaiser 1997 (foto: Arquivo)

Jogadores, diretores e torcedores do Botafogo se reúnem depois do título da Copa Kaiser 1997 (foto: Arquivo)

Campeão da 3ª Copa Kaiser/Seme de Futebol Varzeano, o Botafogo levantou a taça no Estádio “Ícaro de Castro Mello”, no Ibirapuera, Zona Sul. O árbitro foi Geraldo Hirose, com direito a milhares de torcedores vindos da carreata de Guaianases, dezenas de ônibus e centenas de automóveis comemorando a grande e inédita conquista de uma das mais tradicionais equipes do Estado.

Vice-Campeão, o MAC, da Cidade Tiradentes vendeu caro o título, e a derrota por 2 a 1 esteve longe de abater essa equipe briosa. Mas uma conquista, de muito peso, ninguém tirou do MAC: com disciplina de fazer inveja, levou para casa o cobiçado Troféu Fair Play.

Botafogo levantou a taça com Eliseu; Ney, Branco, Luciano e Everton; Wagner, Ronaldo (Messias) e André (Marcelo); Clodoaldo (Tuquinha), Rogério (Sandro) e Gildo. Técnico: Airton

Ilustres torcedores

“A várzea é o último reduto onde ainda existe o amor pelo futebol, onde o combustível é a paixão pela bola”, denuncia Édson José de Castro, diretor e torcedor-símbolo do Botafogo.

O Grêmio Botafogo F.C. aproveita este espaço para dedicar uma honrosa homenagem a alguns dos seus ilustres torcedores: Bimba (in memorian), Crispin (in memorian), Rasteirinha (in memorian), Trololó (in memorian), Melão (in memorian), Sr. Canarinho (in memorian), Sr. Cabral (in memorian), Sr. Gil Raposinha (in memorian), José Pedroso Filho (Carioca), Moisés, Zé Mário, Maurício Pintado (Onça) e Fumio (jogador japonês que vestiu a camisa do Botafogo durante 20 anos).

botafogo-semifinal da copa kaiser 2004

Torcida botafoguense lota campo na Copa Kaiser 2004 (foto: Arquivo)

 

Campo e sede

Em 2009. o Botafogo depois de muita luta conseguiu adquirir uma nova Sede Social com ajuda de parceiros e patrocinadores e com a ajuda de simpatizantes e torcedores. É um espaço com uma área de quase 240 metros quadrados, no qual está a Sala de Troféus e um futuro salão para eventos.

Em 2000 o clube conseguiu área para a construção de seu campo e posteriormente no ano seguinte a Prefeitura construiu o CEU Jambeiro, no qual o clube atende a população do bairro e mais de 800 garotos carentes.com sua Escola de Futebol Comunitária. No ano de 2011, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Educação fez a implantação de Gramado Sintético e Iluminação.

Botafogo de Guaianases recebeu a categoria de base do São Paulo Futebol Cluibe, time profissional, em seu campo na zona leste. (foto: Arquivo)

Botafogo de Guaianases recebeu a categoria de base do São Paulo Futebol Cluibe, time profissional, em seu campo na zona leste. (foto: Arquivo)

Fontes: Site oficial do Botafogo de Guaianases / Site do Simmm

Site oficial do Botafogo de Guaianases
Facebook do Botafogo

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM