Represa Nova da Pedreira

Escudo do Represa Nova

Escudo do Represa Nova

REPRESA NOVA FUTEBOL CLUBE DA PEDREIRA

Fundação: 1º de maio de 1956
Uniforme: Camisa com listras verticais em amarelo e preto; calção e meias amarelas com detalhes pretos.
Sede: Rua Gandara de Olivais, n 17, Mar Paulista, Zona Sul, São Paulo (SP).  – CEP: 04469-000
Telefone: (11) 5611-8570
Facebook: https://www.facebook.com/represanovafc
Site: http://www.represanovafc.com.br/

História

O Represa Nova Futebol Clube é um time de várzea localizado no bairro Mar Paulista, região da Pedreira, Zona Sul de São Paulo. A equipe foi fundada em 1º de maio de 1956 pelo Sr. Alexandre Francisco Rebouças, português e, por isso, as cores do time era “Rubro Verde”.

Um de seus fundadores que era português possuía um armazém no ponto final do ônibus Pedreira (onde hoje está a creche no início da Estrada do Alvarenga) e doou o primeiro uniforme ao Represa Nova. torcedor da Lusa é óbvio que as cores seriam em homenagem às bandeiras de Portugal.

Início como visitante

Nos primeiros anos, o Represa Nova jogava em campos adversários, usava o campo do saudoso Pedreira FC, na Vila Emir e esporadicamente o, na época espetacular, gramado da Usina Piratininga.

No início dos anos 60 o Represa Nova FC, conseguiu o seu primeiro campo próprio, que se localizava na antiga Rua Brasil, hoje Antônio do Campo.

Para coroar o início das atividades em sua praça de esportes a diretoria promoveu o 1º festival, que aconteceu em 7 de setembro de 1961, com duração de três dias, pois começou no feriado da sexta feira, prosseguiu no sábado e terminou no domingo.

Como curiosidade histórica no dia 7 de setembro o maior comentário entre os presentes no campo do Represa Nova FC foi mais uma das espetaculares jornadas do Santos FC, que na noite de quinta feira, 6 de setembro havia goleado o Juventus FC por apenas 10 a 1.

Mudança de cores

A mudança nas cores aconteceu por um fato inusitado e pitoresco. Meses antes do festival, alguns diretores foram ao Pacaembu assistir à final da Libertadores de 1961 entre Palmeiras FC e Penãrol FC. O Palmeiras havia perdido em Montevidéu, no Uruguai, por 1 a 0, e o empate em 1 a 1 no Brasil deu o Bicampeonato ao time uruguaio. Os diretores então se encantaram com o uniforme do time uruguaio e fizeram a mudança de cores que dura até hoje*.

*Baseado no texto de João Neto, que dedica a seu tio Liminha, grande jogador da época, que o levava com apenas cinco anos de idade para assistir aos jogos do Represa Nova FC.

Veja aqui: vídeo do título do Peñarol sobre o Palmeiras em 1961, com narração em português

Time do Represa Nova no dia da inauguração do gramado sintético (foto: Diego Viñas / VárzeaPédia)

Time do Represa Nova no dia da inauguração do gramado sintético (foto: Diego Viñas / VárzeaPédia)

Chega o gramado sintético

O campo do Represa Nova foi um dos últimos terrões da Zona Sul de São Paulo. Atualmente, o local detém um gramado sintético de alta qualidade. A obra iniciou no fim de 2014 e terminou em meados de junho de 2015, cerca de seis meses de duração.

Galeria de fotos: confira as imagens da inauguração da grama sintética do Represa Nova

O VárzeaPédia acompanhou todo o processo da obra e produziu o documentário EVOLUÇÃO, divido em quatro capítulos com detalhes da mudança de cenário em uma das principais arenas da várzea paulistana. Confira aqui o vídeo do primeiro capítulo.

Homenagem ao Russo

Genevier Chavão era um dos mais dedicados zeladores da várzea. Há 10 anos no Represa Nova, Russo, como era conhecido, trabalhou em diversos outros clubes varzeanos dos quais tinha muito orgulho de citar. Quase na ponta da língua dizia “Passei pelo Acadêmico, Metagal, Castelo, Travessa”.

Mas no final de agosto de 2015, Russo não resistiu a uma brava luta contra um câncer e nos deixou. O VárzeaPédia teve a honra de contar sua história e eternizar a dedicação desse querido varzeano! Que ele zele por muitos varzeanos do céu!

Adilson Bispo e Genevier Chavãona sede do Represa Nova em novembro de 2012 (foto: Diego Viñas / VárzeaPédia)

Adilson Bispo e Genevier Chavão na sede do Represa Nova em novembro de 2012 (foto: Diego Viñas / VárzeaPédia)

Deixe seu comentário
LEIA TAMBÉM